Rio de Janeiro, 31 de Janeiro de 2026

EUA descobrem biocombustível mais eficiente do que etanol

Quinta, 21 de Junho de 2007 às 08:48, por: CdB

O etanol poderá ganhar um concorrente de peso em um futuro próximo. Isto porque pesquisadores da Universidade de Winconsin, nos Estados Unidos, afirmam ter descoberto um biocombustível que poderá produzir cerca de 40% de energia a mais que o etanol: é o 2,5 dimetilfurano, também chamado de DMF.

Os cientistas explicam que o etanol ainda tem níveis elevados de oxigênio, o que provoca sua evaporação com muita facilidade e deixa o combustível vulnerável a uma contaminação coma água. Além disso, o combustível perde sua densidade de energia, tudo por causa destes níveis de oxigênio.

Já o DMF consegue contornar este problema e produzir cerca de 40% a mais de energia. O DMF retira o oxigênio da frutose original, produzida por algumas enzimas que reorganizam os carboidratos das plantas de onde são retiradas os biocombustíveis. A partir daí, os níveis de oxigênio, caem. Além disso, o DMF não é solúvel em água.

Os cientistas afirmam que ainda é preciso pesquisar muito sobre este combustível, mas acreditam que ele será viável comercialmente.

Tags:
Edições digital e impressa