O responsável pelo pior ataque com arma de fogo da história dos Estados Unidos que matou 33 pessoas, nesta segunda-feira, na Universidade Virgínia Tech foi identificado como o imigrante sul-coreano Cho Seung-hui, 23 anos, que cursava inglês no local. Sobreviventes do ataque criticaram as autoridades por demorar demais para dar o alerta de que um homem armado estava à solta.
Apesar da polícia não descartar a suspeita de o estudante ter cúmplices, exames de balística mostraram que Seung-hui esteve presente nos dois prédios onde aconteceram as mortes na Universidade Técnica da Virginia.
A polícia e a administração da universidade estão sendo pressionadas para explicar como um homem armado conseguiu escapar depois de matar duas pessoas e prosseguiu com o ataque a tiros ao longo de duas horas, no pior ataque desse tipo na história dos Estados Unidos.
Há um intervalo de duas horas entre dois ataques separados na área. No segundo, foram registradas 31 mortes. Estudantes da universidade estão perguntando por que o campus não foi evacuado. Representantes da universidade defenderam sua decisão, dizendo que não podiam prever o segundo incidente.
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse que ficou "chocado e entristecido" com o ataque à universidade na cidade de Blacksburg, que tem 26 mil estudantes.
Após os tiroteios, um estudante, Erin Sheehan, qualificou o atirador como "um pouco menos de seis pés (o equivalente a 1,83 metro), jovem, asiático, vestido de maneira meio estranha, quase como um escoteiro (...) e com um tipo de colete com munição".
Alguns alunos reclamaram que não foram alertados pela universidade até receberem um e-mail mais de duas horas depois do primeiro incidente. Não foram feitos anúncios no sistema de alto-falante, disseram.
- Eu acho que a universidade tem sangue nas mãos por falta de ação depois do primeiro incidente -, disse o estudante Billy Bason, de 18 anos.
- Não tínhamos razão para suspeitar que outro incidente ocorreria -, disse o reitor de Virginia Tech, Charles Steger.
- Nós só pudemos tomar decisões baseadas nas informações que tínhamos naquele momento -, completou.
Flinchum disse que os serviços de emergência receberam um chamado às 07h15(08h15, hora de Brasília) alertando para tiros no dormitório, West Ambler Johnston Hall.
O segundo incidente foi no prédio onde havia salas de aula chamado Norris Hall. A polícia disse que pensou que o primeiro incidente fosse isolado e "doméstico" e que o atirador tinha deixado o campus.
Testemunhas dizem que alguns estudantes pularam de janelas de salas de aula para escapar do tiroteio, que causou pânico no campus.
EUA: atirador era estudante sul-coreano
O responsável pelo pior ataque com arma de fogo da história dos Estados Unidos que matou 33 pessoas, na Universidade Virgínia Tech foi identificado como o imigrante sul-coreano Cho Seung-hui, 23 anos, que cursava inglês no local. Estudantes criticaram as autoridades por demorar para dar o alerta de que um homem armado estava à solta. (Leia Mais)
Terça, 17 de Abril de 2007 às 08:30, por: CdB