A agência que controla e autoriza a comercialização de alimentos e medicamentos nos Estado Unidos aprovou o primeiro remédio de venda livre para emagrecer, uma versão em menor dose de uma droga vendida com receita e elaborada pelo laboratório britânico GlaxoSmithKline.
Com o crescente aumento nos índices de obesidade nos Estados Unidos observado nos últimos 20 anos, a FDA (Food and Drug Administration) informou, nesta quinta-feira, que permitirá a venda sem receita da versão do Orlistat a ser comercializada com o nome de Alli. O Orlistat da GlaxoSmithKline reduz a absorção intestinal da gordura e foi inicialmente aprovado em 1999 como uma droga que só poderia ser vendida com prescrição médica. O medicamento continua sendo vendido apenas com receita, afirmou a FDA em um comunicado.
O comunicado disse que "Alli é indicado para pessoas com mais de 18 anos e deve ser acompanhado de uma dieta de baixa caloria e pouca gordura, além de um programa de exercícios físicos".
O Alli pode ser consumido até três vezes por dia em cada refeição, mas não é recomendado para pessoas que têm problemas para absorver alimentos ou que não estão acima do peso, advertiu a FDA.
A medida internacional para determinar a obesidade é o Índice de Massa Corporal (IMC), que se obtém divindo o peso de uma pessoa por sua altura ao quadrado. Uma pessoa com IMC acima de 25 kg/m2 está na categoria do excesso de peso e será considerada obesa se superar os 30kg/m2.
Nos Estados Unidos, estima-se que 30% dos adultos sejam clinicamente obesos, o que equivale, em números absolutos, a 60 milhões de pessoas.
EUA aprovam primeiro medicamento para emagrecer de venda livre
Quinta, 08 de Fevereiro de 2007 às 19:07, por: CdB