Rio de Janeiro, 17 de Setembro de 2026

Esvaziamento do Galeão é discutido na Alerj

Sexta, 14 de Maio de 2004 às 06:57, por: CdB

A Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Alerj, presidida pelo deputado Paulo Ramo (PDT), realizará audiência pública nesta sexta-feira, no Auditório Nélson Carneiro (Anexo), para debater o esvaziamento do Aeroporto Internacional do Galeão - Tom Jobim, em função da transferência da maioria dos vôos internacionais para o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Nos últimos dois anos, o Departamento de Aviação Civil (DAC) autorizou que vôos de Brasília e das capitais brasileiras utilizassem o Aeroporto Santos Dumont, em detrimento do Aeroporto Internacional Tom Jobim. Desse modo, esvaziou o movimento internacional do Galeão, já que grande parte dos vôos internacionais recebia passageiros de todos os estados que desembarcavam no Galeão e faziam a mudança de aeronave.

Para o presidente da Comissão de Assuntos Municipais, deputado Paulo Ramos, ''o Aeroporto Tom Jobim é um dos principais do País e recebeu grandes investimentos nos últimos anos. Transformá-lo, agora, em um elefante branco é uma grande irresponsabilidade. É preciso o envolvimento dos governos municipal, estadual e federal para resolvermos a situação''. O esvaziamento do Galeão acarreta grande perda econômica para o município e o Estado do Rio de Janeiro também na área de transporte de carga e na recepção de turistas, reduzindo o papel do Rio como porta de entrada do Brasil.

A Comissão convidou para participar da audiência pública o secretário municipal de Turismo, Rubem Medina; o presidente da Riotur, José Eduardo Guinle; o secretário estadual de Turismo, Sérgio Ricardo Martins de Almeida; o secretario estadual de Energia, Wagner Victer; representantes dos comerciantes, empresários e fornecedores que atuam e trabalham no aeroporto/transporte aéreo no Rio de Janeiro, além de dirigentes sindicais de entidades de funcionários, pilotos e comissários.

Tags:
Edições digital e impressa