Na próxima segunda-feira, o deputado Gilberto Palmares (PT) irá entregar ao presidente do Metrô, José Gustavo, um relatório sobre problemas de acesso em estações cariocas. Algumas estações não possuem elevador para cadeirantes e contam com rampas muito longas. Onde há escada rolante, os cadeirantes precisam contar com a ajuda dos agentes de segurança para chegar à plataforma de embarque.
Na linha 1, as estações que apresentam os maiores problemas são Afonso Pena e São Francisco Xavier, na Tijuca, e Presidente Vargas, no Centro. No caso da Linha 2, os usuários contam com um serviço bastante insatisfatório na estação Pavuna, com escadas rolantes em apenas alguns trechos e acesso às ruas feito por escadas comuns.
Palmares disse ainda que 11 das 15 estações da Linha 2 não possuem sequer escada rolante ou elevador para cadeirante. São elas: São Cristóvão, Maracanã, Triagem, Maria da Graça, Del Castilho, Inhaúma, Engenho da Rainha, Vicente de Carvalho, Coelho Neto, Acari e Engenheiro Rubens Paiva. Essa situação prejudica atualmente 120 mil usuários desses bairros.