Rio de Janeiro, 07 de Fevereiro de 2026

Estudo relaciona câncer a colesterol baixo

Um estudo feito por cientistas americanos relacionou a incidência de câncer a reduções significativas do nível de colesterol, obtidas pelo consumo de estatina. A pesquisa foi feita com 40 mil pessoas que tomaram estatina para abaixar o nível de colesterol "ruim" – LDL – no sangue. (Leia Mais)

Terça, 24 de Julho de 2007 às 13:24, por: CdB

Um estudo feito por cientistas americanos relacionou a incidência de câncer a reduções significativas do nível de colesterol, obtidas pelo consumo de estatina. A pesquisa foi feita com 40 mil pessoas que tomaram estatina para abaixar o nível de colesterol "ruim" – LDL – no sangue.

Aquelas com níveis mais baixos de LDL registraram mais casos de câncer, apontou o estudo. Os pesquisadores não souberam dizer se a descoberta é um efeito colateral da estatina ou resultado do colesterol baixo.

— A análise não implica a estatina no aumento do risco de câncer —, dizem os pesquisadores da Tufts University School of Medicine, de Boston.

— Os benefícios demonstrados da estatina em baixar o risco de doenças cardíacas permanecem claros. Entretanto, certos aspectos de reduzir o LDL com estatina permanecem polêmicos, e merecem pesquisas mais avançadas —, explica.

Anáilses

Os pesquisadores analisaram dados de 13 experimentos em que um total de 41.173 pessoas tomaram estatina.

Eles examinaram a relação entre doses baixas, médias e altas de estatina e taxas de novos casos de câncer diagnosticados.

Altas taxas da doença – independente do tipo e do local dos casos – foram observadas em grupos com níveis baixos de LDL.

Os autores disseram que suas descobertas são particularmente importantes porque mais e mais experimentos demonstram os benefícios cardiovasculares da redução nos níveis de LDL.

Um porta-voz da Fundação Britânica para o Coração disse que "as descobertas não mudam a mensagem de que os benefícios de tomar estatina superam os riscos potenciais (de câncer)".

Já a organização Cancer Research UK afirmou que "as descobertas devem ser tratadas com cautela – como os autores apontam, elas não provam que os baixos níveis de colesterol LDL podem aumentar o risco de câncer".
 

Tags:
Edições digital e impressa