O grupo de estudantes que ocupou nesta terça-feira a reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife, deixou o local na tarde desta quarta-feira, por volta das 16h30, segundo informou a assessoria de comunicação da entidade.
O movimento fazia parte da mobilização nacional de estudantes que tinha coordenação da União Nacional de Estudantes (UNE). O protesto, coordenado pela União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), foi para reivindicar aumento das verbas federais destinadas aos planos de assistência estudantil.
De acordo com a assessoria, durante a manhã, os alunos tiveram uma reunião com o vice-reitor, Gilson Edmar, e apresentaram suas propostas. Eles pediam, como reivindicação nacional, que 14% das verbas federais sejam destinadas à assistência estudantil.
Ainda segundo assessoria de comunicação da universidade informou apoiar a criação de uma verba correspondente a 14% do orçamento da instituição para assistência estudantil.
A assessoria também informou que, o vice-reitor disse que a creche está pronta para ser inaugurada, que o restaurante será concluído até o final de outubro e que a universidade investe mais de 10% de seu orçamento em bolsas.
Rio de Janeiro, 29 de Janeiro de 2026
Edições digital e impressa