Rio de Janeiro, 27 de Dezembro de 2025

Estresse leva funcionários do <i>Louvre</i> a fazerem greve

Quarta, 14 de Fevereiro de 2007 às 18:58, por: CdB

Funcionários do Museu do Louvre, em Paris, decidiram entrar em greve para reivindicar o pagamento de um bônus pelo estresse de ter que lidar com as milhares de pessoas que visitam o local.

De acordo com a imprensa francesa, o acesso ao renomado museu parisiense chegou a ser liberado de graça nesta quarta-feira, já que os grevistas, que trabalham no atendimento direto aos visitantes, bloquearam os acessos aos guichês onde as entradas são vendidas.

Um funcionário do Louvre disse que o constante barulho dos visitantes é "insuportável", especialmente nas salas realmente populares, onde ficam a Mona Lisa e a Vênus de Milo.

- Aos domingos, quando o acesso ao museu é gratuito, é ainda pior. Pode haver 65 mil visitantes em um dia. É insuportável e, às vezes, até perigoso -, reclamou.

Os funcionários que trabalham no hall que leva à sala onde fica a Mona Lisa passam a maior parte da jornada de trabalho lembrando aos ariscos visitantes que é proibido tirar fotografias com flash da obra de Leonardo da Vinci.

Os administradores do Louvre disseram que apenas uma pequena porcentagem dos funcionários aderiu à greve e que a paralisação estava tendo pouco efeito.

Também em Paris, o Museu D'Orsay foi forçado a fechar as portas depois que o pessoal que lida com o público também cruzou os braços.

Tags:
Edições digital e impressa