Rio de Janeiro, 20 de Abril de 2026

Estresse é mais prejudicial ao coração das mulheres

Quinta, 23 de Março de 2006 às 15:06, por: CdB

Que o estresse faz mal para o coração não é novidade. Mas um estudo recente diz que as mulheres estão muito mais  propensas que os homens a sofrerem paradas cardíacas por causa do estresse. Esse estudo, apresentado no Fórum Científico da Ásia e do Pacífico da Associação Americana do Coração, foi liderado por Norman Ratliff, cardiologista da Fundação Instituto do Coração de Minneapolis da Universidade de Minnesota. Segundo o cardiologista:

- Encontram-se diferenças na percepção que homens e mulheres têm dos fatores de estresse psicossociais que antecedem a parada cardíaca.

No trabalho, os pesquisadores avaliaram 122 homens e mulheres que tiveram parada cardíaca fora do ambiente hospitalar. Todos os voluntários responderam  questinários sobre o estado emocional e o nível de estresse que haviam enfrentado no período  anterior a parada cardíaca. Eles também deram informações sobre  as atividades que estavam realizando um pouco tempo antes do problema no coração.

Os autores do trabalho  notaram que os relatos dos homens e das mulheres sobre o estresse psicológico diferiram dramaticamente. Por exemplo, 40% das pacientes disseram ter passado por desgastes como divórcio ou depressão no período anterior à parada cardíaca, enquanto apenas 16% dos homens informaram ter enfrentado situações semelhantes.

Os cientistas também  constataram diferenças com respeito à atividade que homens e mulheres desempenhavam no momento da crise. Apenas 5% das voluntárias disseram que estavam fazendo exercícios físicos. Entre os homens, esse índice foi de 40%.

- Houve uma tendência maior entre as mulheres de afirmar que passaram por algo ruim na vida - divórcio, morte recente de alguém próximo, grande briga com o marido. Os homens pareceram mais propensos a dizer: Eu estava cortando lenha ou removendo a neve -  observou Ratliff.

Tags:
Edições digital e impressa