Rio de Janeiro, 08 de Setembro de 2026

Este pode ser último aperto na Selic

Segunda, 14 de Março de 2005 às 10:11, por: CdB

Com a sétima alta consecutiva do juro básico (Selic), o Comitê de Política Monetária (Copom) deve encerrar, nesta quarta-feira, o ciclo de aperto monetário. Esta é a expectativa do mercado que, às vésperas da reunião do colegiado do Banco Central (BC), ainda está dividido quanto ao percentual de aumento do juro básico (Selic).

- Esperamos alta de 0,25 ponto percentual, com Selic avançando a 19 por cento ao ano, mas entendemos que aumento de 0,25 ou 0,50 ponto terá impacto muito pequeno. Isoladamente, um ajuste ou outro não faz diferença quando nos aproximamos do fim do aperto monetário - afirma Nilson Teixeira, economista-chefe do Credit Suisse First Boston (CSFB).

A expectativa do CSFB com o fim da escalada do juro é inspirada pelo comportamento da inflação e da produção industrial. Na última quarta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou queda de 0,5% na produção industrial brasileira em janeiro frente a dezembro. Puxada pelo segmento de bens de consumo semiduráveis e não-duráveis, que cresceu 3,7% ante o mês anterior, a categoria de bens de consumo avançou 1,5%, apesar da produção de consumo duráveis ter recuado 4,3%. As categorias de bens de capital e bens intermediários apresentaram queda de, respectivamente, 1,5% e 1,3% de dezembro para janeiro.

Tags:
Edições digital e impressa