Mandela, 89 anos, e sua mulher Graça Machel participaram da inauguração em Parliament Square, no centro da capital britânica. Brown afirmou que Mandela foi o maior e mais corajoso líder de nossa geração.
- Apesar de esta estátua ser de um homem apenas, na verdade ela deveria simbolizar todos aqueles que resistiram à opressão, especialmente em meu país - disse Mandela à multidão que compareceu à inauguração do monumento.
O prefeito de Londres, Ken Livingstone, que também participou da cerimônia, queria que a estátua ficasse no lado norte da praça mais importante do centro de Londres, Trafalgar Square.
Mas, em 2005, a administração da região central da cidade, Westminster, recusou a permissão, afirmando que a estátua iria atrapalhar em um espaço necessário para eventos maiores.
Finalmente um acordo foi fechado para que a estátua ficasse em frente às Casas do Parlamento britânico, junto com as imagens de outros grandes líderes como Winston Churchill, Benjamin Disraeli e Abraham Lincoln.
- Muito depois de termos sidos esquecidos, você ainda será lembrado por ter ensinado ao mundo uma verdade maravilhosa - disse Livingstone.
- A verdade que você pode atingir a justiça sem vingança. Eu e Londres honramos você - acrescentou Livingstone.