Os técnicos das secretarias de Segurança dos Estados brasileiros vão se reunir no Rio, nos próximos dias 27 e 28, em um encontro de trabalho para discutir a metodologia das estatísticas policiais buscando um modelo que facilite a comparação dos dados nas diferentes regiões do País.
O objetivo do workshop “Metodologia das Estatísticas Policiais no Brasil” é discutir a metodologia de produção das estatísticas sobre incidências criminais em todo o País. A proposta desta discussão surgiu em função das divergências das informações enviadas pelos estados, impossibilitando a sua comparação.
Como resultado, espera-se aprimorar a padronização das estatísticas, considerando os diferentes aspectos de consolidação das informações: coleta, agregação, atualização, periodicidade e envio de dados para a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), que alimenta o Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal (SINESPJC).
Os grupos de trabalho deverão sugerir soluções que eliminem os obstáculos técnicos e metodológicos da produção de informação sobre incidência policial de modo a ampliar, nos estados, a cobertura das informações, a unificação do uso de indicadores, a captação unificada de dados, a padronização no modelo de preenchimento dos registros de ocorrências e, conseqüentemente, ampliar o universo de comparabilidade dos dados nas diferentes regiões do Brasil. O relatório final será encaminhado ao SONSESP para apreciação. O encontro acontecerá no Hotel Benidorm, em Copacabana.