O secretário de Segurança, Marcelo Itagiba, e o secretário de Turismo, Sergio Ricardo de Almeida, apresentaram, nesta quinta-feira, o esquema de segurança montado para o Fórum Mundial de Turismo e a Feira das Américas, a se realizarem no Rio na próxima semana.
Fórum Mundial, que trará à cidade mais de três mil especialistas, representantes de governos e de organismos internacionais de financiamento, será aberto na segunda-feira, em solenidade no Theatro Municipal, com a presença de autoridades dos governos federal, estadual e municipal, além de convidados estrangeiros.
As sessões temáticas ocorrerão no Forte de Copacabana até o dia 26.
Nesse mesmo dia, no Riocentro, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, presentes ministros de Turismo das Américas do Sul e Central e representantes do governo do estado e do município, será inaugurada a Feira das Américas - Congresso da ABAV-2005.
Considerada a maior feira de turismo nas Américas, pelo número de participantes e participantes, a feira se estenderá até o dia 30, ocupando quatro dos cinco pavilhões do Riocentro, num total superior a 50 mil metros quadrados de área.
Como no ano passado, nos dois últimos dias do evento, 29 e 30 de outubro, a partir das 11h e até as 21h30, o público terá acesso aos dois pavilhões com as exposições dos estados e de 20 outros países.
De acordo com os organizadores, a estimativa é de um público final superior a 20 mil pessoas, entre profissionais e visitantes.
Para atender os participantes dos dois eventos, tanto em sua chegada quanto em seus deslocamentos dos hotéis para o Riocentro como pela cidade, foi montado um esquema especial de transporte, a cargo de ônibus executivos.
Paralelamente à programação oficial dos dois encontros, serão realizados de 26 a 28 de outubro o V Fórum de Estudantes de Turismo e Hotelaria da Região Sudeste e o I Encontro Nacional de Estudantes de Turismo e Hotelaria, o primeiro no Teatro Villa-Lobos e o segundo na UniRio.