O governo do Estado do Rio de Janeiro liberou R$ 8 milhões para o início da construção do Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), em Campos, na Região Norte Fluminense, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. Situado no campus da Uenf, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o centro começará a ser construído em 1º de junho e deverá ficar pronto entre março e abril de 2006.
O prédio, de três andares, terá no primeiro pavimento dois anfiteatros com capacidade para 108 pessoas, cada um, e mais três com 132 lugares, cada um. Contará ainda com um foyer para exposições, restaurante, lanchonete, agência dos correios, duas agências bancárias e salas de apoio.
A grande inovação do projeto de Niemeyer é o anfiteatro para 600 pessoas, no segundo pavimento, com um palco que também pode ser aberto para a parte externa do Centro de Convenções, no caso de grandes eventos. No terceiro pavimento haverá um grande mezanino, com vista para o interior e para a área externa do prédio. O investimento total do governo do estado será de R$ 16 milhões.
Em março, a governadora, acompanhada pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Wanderley de Souza, lançou a pedra fundamental do Centro de Convenções de Campos, que dará à cidade infra-estrutura para sediar grandes eventos científicos, culturais etc