O governador em exercício e secretário de Obras, Luiz Fernando de Souza Pezão, participa nesta quarta-feira do ato que marca o início das obras de reforma do Instituto Padre Severino, unidade do Degase (Departamento Geral de Ações Sócio-educativas), na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, que atende menores em conflito com a lei.
No final de março o governador Sérgio Cabral havia determinado a reforma do instituto depois de ver um vídeo produzido pela primeira-dama Adriana Ancelmo que mostrou a precariedade das instalações, principalmente os alojamentos dos adolescentes. O prédio está com infiltrações, sujeira e falta de iluminação, além de faltar colchões, roupas de cama e material de higiene e limpeza.
Medidas emergenciais nesta e em outras unidades do Degase, órgão da Secretaria estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, foram tomadas por integrantes de uma força-tarefa, criada por determinação do governador para melhorar de imediato as condições físicas desses núcleos. Agora, numa segunda etapa, o governo do Estado inicia obras mais abrangentes.
Além do Padre Severino - unidade de triagem do sistema - serão reformados o Educandário Santos Dumont e o Centro Profissionalizante, ambos também na Ilha do Governador, e o Centro de Treinamento Intensivo, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.
Os recursos, no valor de cerca de R$ 3,7 milhões, necessários às obras nas quatro unidades, já foram liberados pelo governador. As obras serão feitas pela Emop (Empresa de Obras Públicas), ligada à Secretaria estadual de Obras. - Todas as obras seguem as necessidades do Degase, para que possam ser implementadas as medidas socioeducativas contidas na cartilha do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) e determinadas pelo Sinase (Sistema Nacional de Atendimento Sócio-Educativo) - lembrou o presidente da Emop, Ícaro Moreno Júnior.
O governo do Estado vai construir uma unidade para internação de menores infratores que atende ao estabelecido pelo Conanda e pelo Sinase, sem reduzir a capacidade de atendimento. O Educandário Santos Dumont, para internação feminina, será reformado e ganhará três novos alojamentos.