Rio de Janeiro, 09 de Fevereiro de 2026

Estado inicia Operação Maravilha no Cosme Velho

O governo do Rio de Janeiro lançou neste domingo a Operação Maravilha, para coibir a desordem no Cosme Velho. As intervenções resultaram na apreensão de um microônibus, quatro vans, duas kombis e um táxi, todos realizando transporte irregular de turistas. (Leia Mais)

Domingo, 05 de Agosto de 2007 às 09:08, por: CdB

O governo do Rio de Janeiro lançou neste domingo a Operação Maravilha, para coibir a desordem no Cosme Velho. Coordenadas pela secretaria de Governo, as ações contaram com a participação de 68 homens de diversos órgãos estaduais e municipais. Realizadas em dois pontos – na Praça do Corcovado e na saída do Túnel Rebouças – as intervenções resultaram na apreensão de um microônibus, quatro vans, duas kombis e um táxi, todos realizando transporte irregular de turistas, além de uma motocicleta com problemas na documentação. Ainda foram detidos oito jovens que atuavam como falsos guias e flanelinhas nos arredores dos acessos ao Cristo Redentor, eleito recentemente uma das sete novas maravilhas do mundo.

- Estamos realizando um choque de ordem na região. Os turistas que visitam o Cristo Redentor não podem ter medo ou constrangimento por parte de pessoas que agem de forma irregular. A operação tem caráter permanente e será realizada diariamente nos horários de maior movimento, seguindo os padrões da Operação Copabacana – explicou o subsecretário de Governo, Rodrigo Bethlem.

De acordo com Bethlem, as irregularidades praticadas resultam em clima de desordem, que acabam afugentando turistas e prejudicando as atividades regulares na região. O subsecretário adiantou que outros pontos da cidade serão beneficiados por operações como essa e fez questão de frisar que as ações de ordem serão mantidas nos dois bairros já atendidos: Copacabana e Cosme Velho.

Os jovens detidos praticando atividades irregulares serão levados para identificação nas delegacias. Também será oferecido treinamento para os que desejam trabalhar como guias oficiais, desde que atendam os requisitos dos programas de capacitação.

O microônibus apreendido estava realizando o transporte de cerca de 20 turistas da República da Indonésia, incluindo o embaixador do país no Brasil, Bali Moniaga. Para não interromper o passeio, homens da Polícia Militar escoltaram o veículo até o ponto de desembarque para visitação, para só então realizar os procedimentos de apreensão. Também foram retiradas placas de sinalização irregulares e rebocados veículos estacionados em locais proibidos.

A Operação Maravilha contou ainda com a participação de Departamento de Transporte Rodoviário (Detro), Detran, TurisRio, Secretarias de Estado de Governo, de Transportes e de Segurança, além da Fundação para Infância e Adolescência (FIA), Guarda Municipal e Comlurb.

Tags:
Edições digital e impressa