Dezoito batalhões da Polícia Militar do Estado Rio de Janeiro estão equipados com uma central de monitoramento de imagens captadas por 10 câmeras instaladas em pontos estratégicos das respctivas áreas de atuação. Nesta quinta-feira, começaram a funcionar as centrais do 18° BPM (Jacarepaguá) e 12° BPM (Niterói).
Nesta quarta, foi inaugurado o sistema no 6° BPM (Tijuca), na Zona Norte. Agora, são 180 câmeras captando imagens em ruas das áreas mapeadas como as de maior incidência criminal de cada batalhão. O projeto é considerado fundamental para a segurança dos Jogos Pan-Americanos de 2007.
Com a inauguração, até o final de setembro, dos sistemas do 4° BPM (São Cristóvão), 9° BPM (Rocha Miranda), 20° BPM (Mesquita) e 24° BPM (Queimados), o projeto estará concluído, com um total de 220 câmeras em 22 batalhões da Região Metropolitana.
Com as imagens das 220 câmeras, as autoridades da cúpula da segurança poderão comandar, da Central do Brasil, via rádio, grandes ações de cerco a criminosos em qualquer ponto da cidade.