O governador Sérgio Cabral recebeu da Embratel a doação de um terreno na Rua Leopoldo Bulhões, em Manguinhos, Zona Norte do Rio. A assinatura do documento aconteceu nesta quarta-feira no Palácio Guanabara.
Na área de 50 mil metros quadrados, serão construídas casas populares, creches, escolas, Unidade de Pronto Atendimento 24horas. No espaço cedido também serão feitas reformas de prédios e intervenções urbanas.
— Habitação, saneamento e urbanização de favelas é o que prometi na minha campanha e buscarei realizar na minha gestão. A violência é outra questão, mas a ausência do poder público nas comunidades agrava esse problema, que pretendo combater. Vamos acabar com a impunidade e investir no social —, afirmou o governador.
Cabral destacou que a doação do terreno é somente parte do projeto de revitalização do Complexo de Manguinhos. Ele ainda lembrou que a comunidade receberá para as obras recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
— Esse projeto de Manguinhos dará oportunidades de emprego à população da região e, se necessário, ofereceremos cursos de capacitação profissional. Mas a comunidade tem que contribuir e não permitir que haja novas tentativas de ocupação e invasão para que o problema não vire um saco sem fundo —, disse Cabral.
O presidente da Embratel, Carlos Henrique Moreira, disse esperar que o local se transforme num bairro. Para ele, o novo espaço deverá gerar oportunidades e crescimento social para todos que ali residem.
De acordo com o secretário de Habitação, Noel de Carvalho, as obras devem começar em outubro, com propósito de melhorar a qualidade de vida dos moradores da região.
A iniciativa da Embratel será viabilizada pela Secretaria de Habitação. Já a Companhia Estadual de Habitação (Cehab) coordenará o projeto de reurbanização da área, elaborado por uma equipe de alunos da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Estado ganha terreno da Embratel para obras sociais
Quarta, 11 de Julho de 2007 às 13:43, por: CdB