Rio de Janeiro, 08 de Novembro de 2026

Estado fecha parceria com Marinha na Segurança

O governador Sérgio Cabral participou na segunda-feira da posse do novo comandante de Policiamento de Área da Capital, coronel Marcus Jardim Gonçalves. A cerimônia foi realizada no do 16º BPM (Olaria), cujo comandante passa a ser o tenente-coronel José Vieira de Carvalho Júnior. O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, anunciou uma parceria com a Marinha, que não envolverá nenhum tipo de gasto para o estado. (Leia Mais)

Segunda, 11 de Fevereiro de 2008 às 18:38, por: CdB

O governador Sérgio Cabral participou na segunda-feira da posse do novo comandante de Policiamento de Área da Capital, coronel Marcus Jardim Gonçalves. A cerimônia foi realizada no do 16º BPM (Olaria), cujo comandante passa a ser o tenente-coronel José Vieira de Carvalho Júnior. O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, anunciou uma parceria com a Marinha, que não envolverá nenhum tipo de gasto para o estado.

- Eles irão nos equipar com 500 fuzis 762 e mil carregadores para a tropa. Além disso, a Marinha irá recuperar todos os blindados e garantirá a manutenção das viaturas que não fazem parte do contrato de terceirização. Essa parceria é a integração que nós prometemos quando assumimos a secretaria. Precisamos formar uma polícia sintonizada desde a sua base, com investimentos na formação e capacitação do policial militar – disse Beltrame.

Ainda de acordo com o secretário de Segurança, embora o processo de mudança seja difícil, ele é fundamental para o êxito da corporação. Nos próximos dias, outras medidas de reforma estrutural que visam à modernização da Polícia Militar serão divulgadas. Este ano, o secretário afirmou que a ênfase da PM estará na gestão e no conhecimento.

O governador Sérgio Cabral fez questão de ressaltar que quem mais precisa da lei e da ordem é o povo. Segundo ele, as mudanças exigem disciplina e cronograma. Cabral reforçou que não há uma política de enfrentamento, mas uma política de civilidade.

- A população precisa de segurança e nossa gestão será um marco civilizatório no estado. Eu confio na PM e em seus oficiais, soldados, cabos e sargentos – afirmou o governador.

Para o secretário de Segurança, a indicação do coronel Marcus Jardim é o reconhecimento do trabalho difícil e doloroso de um profissional que passou muito tempo no comando de um batalhão em região crítica.

- Mesmo com as dificuldades ele nunca esmoreceu. Pelo contrário, sempre cumpriu suas missões com afinco, ao lado da tropa, na linha de frente das operações policiais – concluiu Beltrame.

O coronel Marcus Jardim afirmou que as incursões e as operações da PM serão pontuais e objetivas, com planejamento e utilização do suporte da inteligência.

- Assim, nós esperamos que a vitimização de pessoas civis seja considerada bem menor do que já ocorreu. Nós aprendemos com os eventos passados – disse o coronel.

Tags:
Edições digital e impressa