Rio de Janeiro, 30 de Setembro de 2026

Estado entrega obras do Programa Limpa Rio

Terça, 19 de Maio de 2009 às 07:46, por: CdB

O governador Sérgio Cabral e a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, entregaram, nesta terça-feira, aos prefeitos de São João de Meriti, Sandro Matos, e de Queimados, Max Rodrigues Lemos, as obras do primeiro ano de execução nas cidades do Programa Limpa Rio, da Secretaria Estadual do Ambiente. O projeto que atende a 47 municípios e beneficia uma população estimada em 635 mil habitantes consiste na limpeza de rios, canais e lagoas.

Os rios do Estado recebem toneladas de lixo e sedimentos todos os dias. Entupidos, agravam as enchentes, a proliferação de insetos e de doenças. Por meio do Programa Limpa Rio, o governo estadual está promovendo a limpeza e desobstrução dos rios e lagoas do Estado do Rio de Janeiro em parceria com as prefeituras.

Os equipamentos – dragas, caminhões, escavadeiras, etc - do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), órgão da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), fazem a limpeza dos rios e lagoas atendendo às solicitações feitas pelas prefeituras, associações de moradores, representantes de comunidades que sofrem com as enchentes todo o ano.

De acordo com o Governo do Estado, para receber o programa Limpa Rio em seu município, a prefeitura tem que se comprometer com medidas compensatórias: retirar moradias de beira de rio, melhorar a coleta de lixo, combater o lançamento de lixo nos rios, repor vegetação nas margens dos rios e nas áreas de nascentes. Estas ações são imprescindíveis para evitar que em pouco tempo os rios fiquem entupidos novamente. Quanto o rio entope todo o trabalho de limpeza tem que ser refeito.

Enquanto as máquinas trabalham, as equipes de educação ambiental da SEA/INEA entram em contato com a comunidade para discutir as causas do problema e o que fazer para evitar tanto lixo e lama dentro dos rios. As equipes visitam as escolas, associações de moradores, centros comunitários e reúnem a comunidade para discutir e organizar a participação da população no programa Limpa Rio.

Tags:
Edições digital e impressa