O governador em exercício e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, planta na manhã desta sexta-feira, nos jardins do Palácio Guanabara, uma muda de pau-brasil, em comemoração ao Dia da Árvore. O evento contará ainda com a participação do jornalista Olavo Rufino, presidente da Organização Não-Governamental (ONG) Pau-Brasil, que vem desenvolvendo projetos de reconstituição da mata nativa ao longo do país.
Para Pezão, é extremamente importante levar essas ações a escolas e para as comunidades, a fim de reforçar uma cultura de preservação. Ele garantiu que o Rio de Janeiro está no caminho da preservação e reiterou que a participação de um defensor do meio ambiente como o secretário Carlos Minc tem sido fundamental para o novo desenho da política ambiental de primeiro mundo que estamos desenvolvendo.
- Sempre digo que é um luxo para o Estado ter o secretário Carlos Minc. Ele tem o foco de suas ações na preservação ambiental, mas dentro de uma visão nova e desenvolvimentista, onde o ambiente transforma-se em atrativo para as grandes empresas. O Rio de Janeiro hoje possui inúmeros parques de qualidade e propostas arrojadas para a melhoria da qualidade de vida da população – garantiu o Pezão.
Além dos projetos de recuperação dos parques estaduais, o secretário do Ambiente, Carlos Minc, tem levado propostas de criação de um corredor verde ao longo do Arco Metropolitano, que ligará Itaboraí a Itaguaí, e de uma grande área de preservação, ao longo do Rio Guandu, para garantir a qualidade da água captada pela Cedae. A mata ciliar é importante para preservar os rios e funciona como um purificador natural dos afluentes.