A maior estação de tratamento de água (ETA) do mundo é a ETA Guandu, e nesta quarta-feira, a Cedae receberá o certificado do Guinness World Records, o Livro dos Recordes, oficializando o título.
Durante o evento também será apresentado o projeto "Novo Guandu", que ampliará a capacidade da estação em 30%. Estarão presentes o governador Sérgio Cabral, o secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, e o presidente da Cedae, Wagner Victer.
Quanto ao título de maior do mundo da Estação de Tratamento de Água do Guandu, que será entregue pelos dirigentes da publicação, a íntegra do texto que será publicada no livro Guinness World Records, é a seguinte:
"A maior unidade de tratamento de água do mundo é a do Guandu, localizada no Rio de Janeiro, Brasil. O Guandu tem capacidade para tratar continuamente 43 metros cúbicos de água por segundo, contando com processo convencional de tratamento de água, composto por coagulação química, floculação, sedimentação, filtragem, desinfecção, e correção do pH. O Guandu, construído em 1955, pertence à Cedae e abastece 9 milhões de pessoas em oito cidades, incluindo o Rio de Janeiro".
Construída em 1955, a ETA Guandu atualmente é a responsável pelo abastecimento de 85% da cidade do Rio e 70% dos municípios da Baixada Fluminense.