Rio de Janeiro, 03 de Maio de 2026

Esquivel: Povos da América dizem 'não' à Alca e à militarização

A 3ª Cúpula dos Povos da América em Mar del Plata, na Argentina, diz "não" para três pontos básicos: à Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), à militarização da América Latina e à dívida externa. (Leia Mais)

Quarta, 02 de Novembro de 2005 às 12:43, por: CdB

A 3ª Cúpula dos Povos da América em Mar del Plata, na Argentina, diz "não" para três pontos básicos: à Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), à militarização da América Latina e à dívida externa. É o que informa o Prêmio Nobel da Paz de 1980, o ativista argentino Adolfo Pérez Esquivel, que participa das atividades da cúpula.

Até sábado, estão previstas palestras, debates e manifestações em favor de uma sociedade mais justa e digna para os países da América. Participantes organizam ainda manifestação contra o presidente norte-americano George W. Bush na sexta-feira.

- Essa cúpula é importante porque permite um momento de reflexão e de desenvolvimento - diz Esquivel.

Para ele, além dos três pontos básicos da cúpula, é preciso destacar que a dívida externa dos países latinos prejudica o desenvolvimento.

- A dívida externa está se transformando em dívida eterna, imoral e injusta. Quanto mais pagamos, mais devemos e menos temos - afirmou.

A 3ª Cúpula dos Povos da América, aberta nesta terça-feira, conta com a participação de 500 organizações sociais, políticas e culturais. Entre as palestras desta quinta, há as discussões sobre a militarização e a luta contra o terrorismo.

Tags:
Edições digital e impressa