Os vencedores do primeiro turno das eleições presidenciais francesas, o candidato da direita, Nicolas Sarkozy, e a socialista Ségolène Royal, iniciarão nesta segunda-feira mais duas semanas de campanha antes da votação decisiva, no dia 6 de maio. Sarkozy, que obteve 31,1% dos votos no primeiro turno, fará um comício na cidade de Dijon. Royal, que obteve 26% dos votos, fará campanha em Valence.
Ambos ficaram à frente do candidato de centro François Bayrou (18,6%) e do candidato de extrema-direita Jean-Marie Le Pen (10,5%), que obteve seu pior resultado desde 1974.
As eleições presidenciais tiveram uma votação recorde, com uma participação de quase 85% do eleitorado, a maior desde 1965, data da primeiras eleições presidenciais por sufrágio universal na França.
A estratégia de Sarkozy era a de vencer o primeiro turno com um número expressivo de votos para poder ter uma posição mais confortável em relação ao seu futuro adversário.
Sarkozy conseguiu registrar o melhor resultado desde 1981 de um candidato da direita no primeiro turno de uma eleição presidencial. Na época, Valéry Giscard d'Estaing obteve 28,32% dos votos.
- Ao me colocar em primeiro lugar e Ségolène Royal em segunda posição, os franceses demonstraram seu desejo de ir até o fundo do debate entre duas idéias da nação, dois projetos de valor, dois conceitos da política -, declarou Sarkozy no Teatro Gaveau.
Na prática, Sarkozy quis dizer que os franceses deverão escolher entre dois modelos: o mais liberal, proposto por ele, que defende a idéia de "trabalhar mais para ganhar mais" e o modelo de um Estado protetor, assistencialista, no qual está baseado a sociedade francesa e que é defendido pelo Partido Socialista.
A candidata Ségolène Royal também falou sobre a escolha entre "dois caminhos" que os franceses precisarão fazer em maio.
- No dia 6 de maio os eleitores terão uma escolha clara, entre dois caminhos diferentes. Eu estendo a mão aos que pensam que é não apenas possível, mas também urgente abandonar um sistema que não funciona mais -, disse.
Já Sarkozy agradeceu em seu discurso "os 11 milhões de eleitores que se reconheceram nas idéias que ele expressa".
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ifop e divulgada na noite de domingo indicou 54% dos votos para Sarkozy e 46% para Ségolène no segundo turno. Segundo esta pesquisa, 54% dos eleitores que votaram em Bayrou no primeiro turno, votariam em Sarkozy no segundo.
Esquerda e direita iniciam campanha decisiva na França
Os vencedores do primeiro turno das eleições presidenciais francesas, o candidato da direita, Nicolas Sarkozy, e a socialista Ségolène Royal, iniciarão nesta segunda-feira mais duas semanas de campanha antes da votação decisiva, no dia 6 de maio. Sarkozy, que obteve 31,1% dos votos no primeiro turno, fará um comício na cidade de Dijon. Royal, que obteve 26% dos votos, fará campanha em Valence. (Leia Mais)
Segunda, 23 de Abril de 2007 às 07:37, por: CdB