Rio de Janeiro, 13 de Setembro de 2026

Espírito Santo começa inventário de gases do efeito estufa

Segunda, 07 de Dezembro de 2009 às 10:51, por: CdB

Representantes do Governo do Estado do Espírito Santo e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) se reúnem, nesta segunda-feira, no Instituto Jones Santos Neves (IJSN), em Vitória, para darem início à elaboração de um inventário sobre gases do efeito estufa.

Segundo a assessoria de cominição, através deste levantamento, será possível identificar qual o nível atual de concentração de gases do efeito estufa, ou seja, os gases responsáveis pelo aquecimento global no Estado e quais são os principais setores responsáveis por estas emissões. Ele contemplará cinco setores principais: energia, transporte, indústria, agroflorestal e de resíduos.

A expectativa é de que o levantamento esteja pronto em meados de julho 2010. O inventário servirá como base para a elaboração de um plano de combate para a mitigação das mudanças climáticas no Espírito Santo.

A criação do inventário é uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais, centro ancorado no Instituto Alberto Luiz Coimbra (Coppe-UFRJ) e a Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico-Social e Defesa Ambiental (Andesa).

Tags:
Edições digital e impressa