O governo espanhol autorizou nesta sexta-feira o envio de 1.300 soldados para a região centro-sul do Iraque, onde vão permanecer pelo menos até o final de Dezembro.
No final do Conselho de Ministros de sexta-feira, o ministro da Defesa espanhol, Federico Trillo, explicou que a operação vai começar já neste sábado, com o envio de material por via marítima, enquanto que os 1.300 militares serão transportados por via aérea, em meios espanhóis e/ou norte-americanos.
Este contingente será formado basicamente por elementos da Legião e permanecerá inicialmente no centro-sul do Iraque, numa zona "bastante tranquila", disse.
Federico Trillo admitiu que, embora esteja prevista a sua permanência no Iraque apenas até o final de Dezembro, a missão dos 1.300 soldados espanhóis pode ser mais prolongada.
O ministro da Defesa espanhol irá ao Parlamento, na próxima semana, explicar os detalhes desta operação, contestada pela oposição.