Investigadores do ataque contra trens em Madri na semana passada acreditam que uma célula multinacional da rede Al Qaeda realizou a ação, afirmou a edição desta segunda-feira do jornal Washington Post.
Autoridades dos serviços de inteligência européias e árabes, que pediram anonimato, disseram ao jornal que a investigação preliminar e o interrogatório de três marroquinos presos em conexão com o ataque, assim como outras evidências, indicavam que os atos foram cometidos pela Al Qaeda, de Osama bin Laden.
As mesmas fontes afirmaram ao jornal acreditar que o grupo responsável pela morte de 200 pessoas era composto por radicais islâmicos e poderia incluir sauditas e militantes do norte da África, além dos marroquinos detidos.
Segundo o Post, autoridades espanholas entraram em contato com serviços de segurança da Europa e do mundo árabe para tentar entender como o plano que resultou em 10 explosões coordenadas e que destruiu quatro trens pôde ter sido realizado sem ter provocado nem sequer um alerta geral de segurança.
A irritação com a maneira como o governo lidou com o suposto ataque da Al Qaeda levou a oposição socialista ao poder na eleição desta domingo na Espanha. Pouco antes do início da votação, o ministro do Interior, Angel Acebes, disse em entrevista coletiva que um suposto porta-voz da Al Qaeda assumiu responsabilidade pelos atentados em um vídeo encontrado em uma lata de lixo nos arredores de Madri.
A União Européia (UE) disse que poderá convocar uma reunião especial de ministros do Interior para debater segurança.