Escritores importantes, entre eles vários prêmios Nobel, pediram neste domingo a libertação "imediata" da jornalista do <i>Libération</i>, Florence Aubenas, desaparecida no Iraque junto com seu intérprete iraquiano desde quarta-feira.
O pedido, acompanhado pela solidariedade à jornalista, foi divulgado pelo Parlamento Internacional de Escritores em um comunicado. O texto é assinado por vários prêmios Nobel de Literatura, assim como outros escritores famosos de vários continentes.
Três homens encapuzados disseram para jornalistas iraquianos na sexta-feira passada em Balad, cerca de 75 quilômetros de Bagdá, que a jornalista e seu acompanhante, sem citar os nomes, estão "bem de saúde".
O ministro da Cultura aproveitou para pedir aos meios de comunicação franceses que não mandem jornalistas ao Iraque por causa do "risco mais extremo e da dificuldade absoluta" em exercer sua profissão.
Escritores pedem libertação de jornalista francesa
Domingo, 09 de Janeiro de 2005 às 11:35, por: CdB