O presidente das Maldivas, Maumoon Abdul Gayoom, escapou nesta terça-feira de uma tentativa de assassinato, quando um jovem tentou cravar uma faca em seu estômago e foi impedido por um escoteiro, durante uma visita à ilha de Hoarafushi, disse o porta-voz presidencial, Mohammed Hussein Sharif.
Sharif estava com o presidente no momento do ataque. Ele explicou que Gayoom estava cumprimentando um grupo de seguidores quando um jovem sacou uma faca escondida sob a bandeira do país e tentou esfaquear o líder. Um escoteiro de 15 anos que estava no local se pôs entre o atacante e o presidente. Ele conseguiu segurar a faca pela lâmina e evitou o assassinato.
O presidente escapou ileso, mas teve a camisa levemente rasgada. O escoteiro sofreu ferimentos graves na mão e foi levado a um hospital de Malé, capital das Maldivas, para receber cuidados, segundo o porta-voz. O atacante, identificado pelo jornal como Mohammed Musheed, foi detido.
Gayoom está no poder desde 1978. Ele exerce os cargos de chefe de governo e de Estado nas Maldivas. As Ilhas Maldivas ficam no Oceano Índico ao sul da Índia e são um país com 370.000 habitantes de maioria muçulmana sunita.
Rio de Janeiro, 04 de Novembro de 2026
Edições digital e impressa