Rio de Janeiro, 13 de Setembro de 2026

Escolhidos os juízes que julgarão Saddam

Terça, 20 de Abril de 2004 às 14:26, por: CdB

Já foram escolhidos os magistrados que julgarão o ditador deposto Saddam Hussein, anunciou nesta terça-feira Intifadh Qanbar, porta-voz do partido do Congresso Nacional Iraquiano (CNI), presidido por Ahmad Chalabi.

- O advogado Sami Chalabi será o presidente do tribunal - declarou aos jornalistas, acrescentando que foram nomeados sete juízes e cinco promotores.

Segundo Qanbar, "também foi selecionado o edifício no qual será instalado o tribunal, além de ter sido destinada uma verba do orçamento para esse julgamento", com data ainda não anunciada.

Saddam Hussein está em mãos da coalizão dirigida pelos Estados Unidos desde sua captura no dia 13 de dezembro do 2003. O dirigente do CNI, aliado aos americanos, congratulou-se com a escolha de John Negroponte como embaixador norte-americano no Iraque. "Negroponte é conhecido por ter defendido o povo iraquiano e lutado contra o regime de Saddam Hussein e nos alegramos por sua nomeação", disse.

Tags:
Edições digital e impressa