Rio de Janeiro, 12 de Janeiro de 2026

Escolhido novo comandante para o Desenvolvimento

Lula definiu o novo nome para o ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, será Miguel Jorge, atual vice-presidente de Assuntos Corporativos do Banco Santander. Jornalista, Miguel também é membro do conselho consultivo do Grupo Estado. (Leia Mais)

Quinta, 22 de Março de 2007 às 09:48, por: CdB

Lula definiu o novo nome para o ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, será Miguel Jorge, atual vice-presidente de Assuntos Corporativos do Banco Santander. Jornalista, Miguel também é membro do conselho consultivo do Grupo Estado e já foi editor-chefe do jornal O Estado de S. Paulo.

Convidado na tarde desta quarta-feira pelo presidente Lula para substituir Luiz Fernando Furlan ele aceitou e a posse deverá acontecer na semana que vem, segundo divulgou na manhã desta quarta-feira um interlocutor do Planalto.

Desde que Furlan pediu para deixar o governo, o presidente Lula procura um substituto que tenha trânsito no meio empresarial. Ele chegou a sondar o empresário Jorge Gerdau, do Grupo Gerdau, que não aceitou.
 
Agricultura

O presidente deverá oficializar o nome do deputado federal Reinhold Stephanes (PMDB-PR) no ministério da Agricultura nas próximas horas. Na quarta, Lula convidou Michel Temer e Stephanes para uma reunião no Palácio do Planalto.
 
O nome de Stephanes foi rejeitado pela bancada ruralista e também pelo governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR). Integrantes da bancada ruralista, que pedem um representante do agronegócio, preferem a nomeação dos peemedebistas Waldir Colato (ES), Waldemir Moka (MS) ou Moacir Micheleto (PR). Moka já anunciou que seu nome não deve ser mais considerado.

- Essa demora na escolha abre espaço para o jogo de pressão porque a bancada tem vários candidatos e é natural que todos se articulem, mas não queremos que o presidente Lula sofra pressão, pois ele foi correto com o PMDB - disse o líder Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Tags:
Edições digital e impressa