Rio de Janeiro, 24 de Janeiro de 2026

Escola norte-americana é processada por exibir <i>Brokeback mountain</i>

Quarta, 16 de Maio de 2007 às 15:15, por: CdB

Os avós de uma menina de 12 anos processaram o Conselho de Educação de Chicago pelo suposto "choque emocional" sofrido por sua neta ao assistir em sala de aula ao filme O segredo de Brokeback mountain, informou nesta terça-feira a imprensa.

O longa-metragem, vencedor de três Oscar, mostra a relação de amizade e amor entre dois cowboys.

Segundo a imprensa americana, Jessica Turner, estudante do Asburn Community Elmentary School (Illinois) e seus avós, Kenneth e LaVerne Richardson, pediram US$ 500 mil pelos danos e prejuízos causados à menina.

O processo, que foi encaminhado ao tribunal na última sexta, diz que o filme foi exibido na sala de aula por uma professora substituta, sem permissão dos pais e/ou tutores dos alunos.

De acordo com o conteúdo do documento, que estende o processo à própria professora e ao diretor do colégio, Jessica Turner ficou traumatizada após ver o filme e inclusive teve de ser submetida a tratamento psicológico.

Além disso, revela que momentos antes da exibição do longa-metragem a professora mandou que um aluno fechasse as portas sob o pretexto de que tudo o que acontece "na sala de Miss Buford fica em sua sala".

Esta é a segunda vez que os Richardson têm problemas com as autoridades educacionais, pois que em 2005 a família se queixou que o material de leitura encaminhado aos estudantes continha palavrões.

Tags:
Edições digital e impressa