Rio de Janeiro, 14 de Setembro de 2026

Escola Ana Maria Braga forma domésticas no Rio

Segunda, 13 de Dezembro de 2004 às 08:15, por: CdB

Para encerrar o primeiro ano de atividades com chave de ouro, a Oficina Cozinha Ana Maria Braga, que funcona na Rua Marechal Francisco de Moura 245, na entrada do Morro Dona Marta, em Botafogo, Zona Sul do Rio, diploma, nesta quinta-feira, os primeiros dez formandos do curso de administração doméstica. Outros 60 alunos dos cursos de aproveitamento de alimentos e de panificação também serão diplomados. A solenidade será no auditório do prédio anexo do Palácio Guanabara, em Laranjeiras, também na Zona Sul carioca.

Inaugurada em março pela governadora Rosinha Garotinho e administrada pela Secretaria de Ação Social, a escola oferece cursos de aproveitamento total de alimentos usando cascas, talos e folhas de legumes e verduras na confecção de pratos decorativos para o dia-a-dia e para festas, além de ensinar panificação e técnicas de congelamento com ênfase na produção dietética e light.

Agora, no último mês, foi implantado também o curso de administração doméstica, onde os interessados aprendem a realizar as tarefas diárias, como atender ao telefone, cuidar de plantas e colocar a mesa e aulas de etiqueta.

- O projeto, que funciona no Morro Dona Marta, é voltado para as pessoas de baixa renda de toda a Região Metropolitana. Ali, além do aproveitamento total dos alimentos, os alunos aprendem a ter uma alimentação mais saudável e com menos custos. Também formamos uma mão-de-obra especializada, capacitando as pessoas para o mercado de trabalho - afirma o secretário de Ação Social, Fernando William.

Nesses oito meses, a oficina já formou 270 pessoas, sendo que cerca de 100 delas fizeram um curso de especialização em confeitaria e panificação decorada. Cerca de 10% dos alunos já foram absorvidos pelo mercado de trabalho, enquanto muitas outras estão trabalhando por conta própria, em casa.

Tags:
Edições digital e impressa