Rio de Janeiro, 09 de Fevereiro de 2026

Equipes perfuram montanha para resgate em mina nos EUA

Terça, 07 de Agosto de 2007 às 18:27, por: CdB

Equipes de resgate nos Estados Unidos começaram a perfurar nesta terça-feira a encosta rochosa de uma montanha para tentar libertar seis mineradores presos na mina de carvão GenWal, a 225 quilômetros de Salt Lake City, no Estado de Utah, no oeste americano.

Os especialistas devem fazer perfurações verticais e horizontais para tentar chegar até o local em que os homens estão encurralados.

Os esforços iniciais de resgate fracassaram na tarde de segunda-feira e não se sabe se os homens continuam vivos.

Desde o desabamento da mina, na segunda-feira, não houve contato com os mineradores que estão a 457 metros de profundidade, e a 5,5 quilômetros da entrada da mina.

Inicialmente, acreditava-se que um terremoto tivesse provocado o desabamento, mas informações mais recentes indicam que os sismógrafos tenham sido acionados pelo tremor do próprio desabamento dos túneis.

Centenas de especialistas em resgate trabalham desde a segunda-feira para libertar os homens. Inicialmente, o plano era chegar até o grupo através de um túnel abandonado, que os deixaria a apenas 30 metros de distância do grupo.

A mina de carvão em que ocorreu o desabamento é operada pela companhia americana de energia de Utah e fica perto da cidade de Huntington.

As autoridades não revelaram quantas pessoas trabalhavam no local no momento do desabamento.

A empresa está sendo acusada de desrespeitar leis de segurança de trabalho, mas um representante afirmou que a mina era "totalmente segura".
 
 

Tags:
Edições digital e impressa