Rio de Janeiro, 02 de Fevereiro de 2026

Equipamentos do controle aéreo são seguros, diz aeronáutica

Quinta, 28 de Junho de 2007 às 08:07, por: CdB

O Comando da Aeronáutica informou que os sistemas e equipamentos usados no controle do espaço aéreo brasileiro "atendem plenamente aos quesitos de segurança e eficiência, permitindo que nosso espaço aéreo figure entre os melhores do mundo". Divulgada nesta quarta-feira a nota faz referência a um documento elaborado em 2005 pela Aeronáutica, que afirma que os equipamentos eram obsoletos.

O documento - intitulado Plano de Desenvolvimento do Controle do Espaço Aéreo - foi entregue ontem pela Aeronáutica à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo do Senado.

A nota diz que, ao se referir à obsolescência de equipamentos, o documento "segue filosofia da Organização da Aviação Civil Internacional relacionada com a evolução de conceitos para controle do espaço aéreo".

A Aeronáutica também informa que a tecnologia de controle empregada atualmente, por meio de radar, será "substituída paulatinamente", uma vez que em todo o mundo será implantado um sistema de controle baseado em satélites.

O plano, de acordo com a nota, é uma análise estratégica do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (Sisceab), elaborada para servir de base às da Aeronáutica em médio e longo prazos, principalmente no  período de 2006 a 2009, "para o contínuo aperfeiçoamento e desenvolvimento desse sistema".

Nesta quarta-feira, depois de participar de reunião reservada da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo no Senado, o presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), brigadeiro José Carlos Pereira, informou que um documento sobre equipamentos utilizados para controle do tráfego aéreo, produzido pela Aeronáutica no fim de 2005, já havia detectado problemas no setor.

Tags:
Edições digital e impressa