Enquanto a publicidade (PPC) pode atrair clientes potenciais, o marketing de conteúdo é rei quando se trata de reconhecimento da marca e envolvimento do cliente. A mídia social é de longe a melhor plataforma para fornecer conteúdo a grandes audiências, já que muitas pessoas utilizam esse tipo de canal diariamente.É claro que você pode integrar mais facilmente o tráfego SEO orgânico com as vendas, mas há uma ressalva. Para um site grande que entra em um nicho competitivo, pode levar até dois anos para alcançar rentabilidade com a otimização de SEO, a publicidade na mídia social é muito mais acolhedora para as pequenas empresas, especialmente durante uma recessão. Você não precisa criar um banco de dados com centenas de milhares de palavras-chave, otimizar cada página e construir milhares de links apenas para alcançar a concorrência.Tudo que você precisa para ter sucesso com o marketing de conteúdo de mídia social é criar uma estratégia sólida e aderir a ela.Neste post, iremos trazer um guia sobre como criar uma estratégia de conteúdo social para seu negócio e alcançar seus objetivos comerciais mais rapidamente. Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
O que é estratégia de conteúdo e por que ela é importante?
O problema que muitos empresários iniciantes enfrentam é que eles tratam seus esforços de mídia social como um blog pessoal.Eles postam quando sentem vontade e abandonam a página por um longo período de tempo quando estão ocupados fazendo outras coisas.Esta abordagem não leva a lugar algum. É preciso desenvolver uma estratégia de conteúdo para acompanhar os tempos. Uma estratégia bem montada permite que você veja o panorama geral quando está criando o conteúdo para sua audiência. Ela coloca as coisas em perspectiva e faz com que cada peça de conteúdo que você cria se sinta como um passo em direção a um objetivo maior, não apenas mais um post.Criar grandes conteúdos não é suficiente para ter sucesso nas mídias sociais. Você tem que conhecer seu público, saber quais são suas preferências e saber como usar os pontos de vista que obtém de grandes conteúdos (e dados) para obter mais vendas.Sem um ótimo conteúdo, sua página de mídia social não receberá visitas. Sem uma grande estratégia de conteúdo, você não produzirá nenhuma venda.
Ferramenta de busca de influência de socialbakers
Aprenda sobre seu público e estabeleça metas.O primeiro passo em sua estratégia é conhecer melhor o seu público principal. Cada meio é direcionado a um determinado tipo de pessoa.A maioria das marcas não pode criar conteúdo de que todos irão gostar. Você precisa descobrir e se concentrar no que seu público-alvo irá responder.Comece determinando a demografia básica de seu público, quantos anos eles têm, seu status profissional, seus interesses, suas dores etc.Vale pontuar aqui que você pode descobrir a idade, o sexo e os interesses deles através do Google Analytics. Além disso, caso queira obter informações mais detalhadas, você pode lançar uma pesquisa em seu website ou enviá-la para pessoas que você tem cadastrada na sua base de emails.Mas mesmo a melhor estratégia de conteúdo não o leva a lugar nenhum se você não tiver em mente seus objetivos comerciais.Os dois objetivos mais simples que você pode escolher são o reconhecimento da marca e o envolvimento do cliente. Você também pode escolher objetivos comerciais diretos, tais como aumentar as vendas e melhorar a retenção de clientes, que são mais difíceis de alcançar através da mídia social, mas são mais importantes para o seu resultado final.Quaisquer que sejam os objetivos escolhidos, certifique-se de que sejam muito específicos e mensuráveis. Isto significa que, em vez de formular o objetivo de sua empresa como "alcançar um aumento nas vendas", defina um número específico de leads, conversões, visitas a websites ou vendas que venham da mídia social.Além disso, não deixe de estabelecer metas que possam ser alcançadas no período de tempo que você está visando. A criação de uma expectativa irrealista para a equipe só levará ao esgotamento.
Estratégia de conteúdo das mídias sociais
Um dos aspectos mais importantes para o sucesso de sua estratégia de conteúdo de mídia social é a regularidade com que você publica. Você precisa postar conteúdo surpreendente com alguma regularidade para ser notado.Não crie conteúdo quando achar que ele não será eficaz. Você precisa pensar em ideias para um ótimo conteúdo e criar um cronograma para publicá-lo.Uma ótima dica é criar um calendário editorial que contenha conteúdo com curadoria para publicar todos os dias.Vamos dar uma olhada nos tipos de conteúdo que você pode precisar incluir para diferentes redes sociais.Se você conhece seu público muito bem, mas ainda não sabe o que postar para chamar sua atenção, inspire-se em seus concorrentes.Como o Instagram é normalmente utilizado por um público mais jovem, você pode usar uma comunicação mais informal, a depender é claro também do seu público alvo.Navegue pelas mídias sociais para inspiração, ou melhor ainda, tente uma ferramenta de inspiração de conteúdo que faça o trabalho para você.Além disso, de acordo com o último relatório de tendências da mídia social, os marqueteiros estão agora publicando stories com mais frequência do que as publicações regulares.
Automatizar, promover e analisar
Automatizar sua estratégia de conteúdo de mídia social é extremamente importante, especialmente se você estiver com um orçamento apertado. Uma boa ferramenta para gerenciamento de redes sociais é a hootsuite (clique para saber mais).O login em diferentes contas da empresa e o lançamento manual podem levar tempo que pode ser usado para coisas mais importantes.Criar conteúdo com antecedência e usar um agendador de mídia social para publicá-lo no momento certo para obter o melhor resultado também é importante. Para ir mais longe na automação, você pode até mesmo tentar desenvolver um chatbot para responder às solicitações básicas em DMs e responder aos comentários sobre suas postagens.E aí já conhecia alguma dessas estratégias para mídias sociais que nós apresentamos?Compartilhe abaixo o que achou do post!
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