Rio de Janeiro, 20 de Setembro de 2026

Enredos do Carnaval 2005 prometem energia, remake e sorriso

Quarta, 09 de Junho de 2004 às 09:26, por: CdB

A energia, cantada no último Carnaval pelo Salgueiro, vai voltar a ser tema na Marquês de Sapucaí pelas mãos da Mangueira, que já conversa com a Petrobras sobre uma parceria para 2005. A oito meses da festa de momo, metade das 14 escolas de samba já escolheu seu enredo, com direito a pelo menos mais um samba antigo e promessa de repaginação da Imperatriz Leopoldinense.

Quarta escola a desfilar no domingo do Carnaval 2005, a Mangueira escolheu cantar a energia em todas as suas formas, segundo o presidente Alvaro Caetano, "por se tratar de um tema que gera milhões de oportunidades".

"Vamos cantar desde os quatro elementos básicos (fogo, terra, ar e água), passando pela energia da Mangueira, do Carnaval, a energia vital, até a nuclear", antecipou Caetano à Reuters durante sorteio da ordem do desfile na noite de segunda-feira.

No Carnaval de 2004, a escola gastou 5 milhões de reais para desenvolver o enredo patrocinado pelo governo de Minas Gerais sobre o caminho do ouro de Minas a Paraty. Para este ano, a estimativa é repetir essa cifra, segundo o presidente.

Embarcando na onda da indústria do petróleo, e de olho no patrocínio dos estaleiros, a Vila Isabel volta ao Grupo Especial no Carnaval do ano que vem em grande estilo, segundo o diretor-geral da escola, Moisés Alves.

Com o tema "Singrando os Mares", Joãosinho Trinta, o novo carnavalesco da Vila, vai ter à sua disposição muito mais do que os 800 mil reais usados pela escola no ano passado.

"Ainda estamos captando os recursos, mas vão aumentar substancialmente", afirmou Alves.

Muito dinheiro também é o que promete o Carnaval da Imperatriz, que vai tentar deixar para trás a "fama de só trazer temas históricos e pesados", afirmou o filho do patrono da escola, Marquinho Drumond.

Aproveitando a farta distribuição de verba pelo mundo do governo da Dinamarca para comemorar o centenário do escritor infantil Hans Christian Andersen, a Imperatriz promete surpreender na avenida. A escola espera repetir o sucesso que a levou a ser a única tricampeã do sambódromo, mas que não ganha um campeonato desde 2001. Em 2004, a escola ficou em 4o lugar.

"Para a Imperatriz vai ser um desfile bem diferente, vai destoar de tudo o que tem mostrado", previu Drumond.

SAMBA DE 1989

Bem recebida pelo público este ano cantando a história da correspondência, a Porto da Pedra fará no ano que vem o que quatro escolas tentaram em 2004 sem muito sucesso: tentar garantir uma boa colocação recriando na avenida o clima de Carnavais passados.

A escola vai reeditar a Festa Profana, um samba defendido em 1989 pela madrinha da escola, a União da Ilha. Duas vinícolas já se interessaram em patrocinar o desfile, informou o carnavalesco Alexandre Louzada. A decisão de trazer um remake, em vez de passar pelo longo processo de escolha do samba, se deveu a uma reestruturação interna da escola.

"Estamos em plena reestruturação interna e não teríamos tempo para fazer a escolha do samba", explicou Louzada, que prevê gastar ano que vem muito mais do que os 3 milhões de reais de 2004.

Já a Viradouro, inspirada por programas sociais de dentistas na comunidade de Niterói, voltou sua bateria para o simpático tema do sorriso. Idéia da dentista Mariza Malini, o enredo pegou na escola e mesmo sem a saudosa madrinha Luma de Oliveira pretende alegrar a Marquês de Sapucaí.

"Vai ter sorriso de felicidade, do folião, será uma comemoração da saúde bucal", brinca a também dentista Manuela Braga, que há 14 anos cuida das crianças de 0 a 12 anos da Viradouro. "Já foram atendidas 6.400 crianças nesse período, temos mais é que comemorar", explicou Manuela.

Também inusitado foi o tema escolhido pela campeã Beija-Flor, que escolheu cantar os Sete Povos das Missões, do sul do país, com bolsos certamente voltados para o patrocínio de governo do Rio Grande do Sul.

Surpresa do Carnaval deste ano com seu carro de DNA azul, a Unidos da Tijuca, vice-campeã do Carnaval 2004, faz mistério sobre o significado

Tags:
Edições digital e impressa