Rio de Janeiro, 06 de Outubro de 2026

Enquanto a crise ruge no Japão, a velocidade invade Genebra

Quarta, 04 de Março de 2009 às 08:18, por: CdB

As montadoras japonesas Honda, Nissan e Mazda anunciaram, nesta quarta-feira, a possibilidade de pedir ajuda ao governo como forma de tentar driblar a queda nas vendas. As três se uniriam assim à Toyota Motor, cuja unidade financeira já solicitou dinheiro público (US$ cerca de 2 bilhões) para ajudar a superar a contração do crédito que prejudica a obtenção de recursos nos mercados financeiros. Em comunicado, a Honda informou que, "em consequência das atuais condições econômicas, estamos considerando utilizar fundos públicos, além de nossas fontes de financiamento habituais".

As empresas não revelaram o valor da ajuda que cogitam pedir ao Banco de Cooperação Internacional do Japão (JBIC), financiado pelo Estado.

– Não estamos em uma situação na qual precisemos de recursos desesperadamente, mas como a oportunidade se apresentou, acreditamos que devemos fazer o melhor uso do financiamento disponível – afirmou o porta-voz da Nissan, Mitsuru Yonekawa.

Na véspera, o governo japonês informou que vai utilizar cerca de US$ 5 bilhões de suas reservas em moeda estrangeira para ajudar o setor exportador do país, diante das dificuldade das empresas em conseguir linhas de crédito em outros países. A escassez de crédito está na raiz da crise que abala a economia global.

Salão do automóvel

Enquanto a crise ruge nos quatro cantos do mundo, um salão cheio de novidades anima os aficcionados por carros, em pleno inverno suíço. Em um dos estandes mais badalados do Salão do Automóvel de Genebra, que abre suas portas ao público nesta quinta-feira, a Bugatti, controlada pela Volkswagen, mostra o carro mais potente do mundo. Com motor 8.0 de 1001 cavalos, o Veyron ganha a série especial Blue Centenaire, que celebra os 100 anos da marca. A cor, exclusiva, é o azul tradicional nos primeiros Bugatti.
Legenda: Na tradicional cor dos primeiros Bugatti, Bleu Centenaire tem motor 8.0 de 1001 cavalos

Nos EUA, o Salão de Detroit (EUA), em janeiro, mostrou apenas as cores da recessão e do desemprego que cravaram os dentes na economia norte-americana. Mas o brilho da festa, no coração da Europa, mostra que é tempo de velocidade. Pequenos e grandes fabricantes não pouparam esforços para encantar o público na Palexpo, o pavilhão de exposições onde acontece o evento.

A Ferrari, como sempre, é presença garantida, embora a estrela da vez não seja das mais ofuscantes. A 599XX, protótipo baseado na 599 GTB que usa e abusa de tecnologias para aprimorar seu desempenho, no entanto, salta aos olhos.

Outro cometa do céu da Palexpo é a Aston Martin, a mesma que fabrica os carros envenenados que James Bond destroi em série. Desta vez, a indústria trouxa o One-77, limitado a 77 unidades. O novo modelo é baseado em carros da DTM e se destaca pelo propulsor 7.3 V12 e seus possantes 700 cv. Também no estande da britânica está a Volante, versão do DBS.

Tags:
Edições digital e impressa