Dados que me chegam da Agência CanalEnergia informam que em 2010 o Brasil atingiu uma capacidade instalada a 112.398,49 MW de energia gerada por 2.336 grandes usinas hidrelétricas, nucleares, mais termelétricas, eólicas, e pequenas centrais geradoras hidrelétricas.
Neste quadro a geração de energia pelas hidrelétricas predomina. Elas são responsáveis 68,53% da potência instalada, seguidas da capacidade das termelétricas, com 25,65%, e das pequenas centrais hidrelétricas, com 3,05%. Compõem ainda a matriz energética nacional 1,79% de potência de usinas nucleares, 0,82% de eólicas e 0,17% das centrais geradoras.
A agência esclarece que esta marca atingida em 2010 representa um crescimento da ordem de 5,7% do existente em relação 2009. Nos últimos 10 anos, a ampliação de nosso potencial energético chegou a 50,1%, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Os dados são tranquilizadores, principalmente porque o setor, principalmente no Estado de São Paulo foi um dos mais atingidos pelo festival de privataria promovido pelos governos tucanos nos anos anteriores.
Estava totalmente sucateado quando o governo Lula assumiu em 2003 - vide apagões e racionamento de 2000 - e só voltou a receber investimentos, ampliar-se e a ter uma política de preços real a partir do início do governo do PT quando estas políticas foram implementadas pela então ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff.
Energia cresce de mais de 50% na última década
Quarta, 16 de Fevereiro de 2011 às 08:36, por: CdB