A cidade do Rio de Janeiro estará tomada, a partir desta segunda-feira, de imagens histórias e emocionantes. O FotoRio 2007 - Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro - se estenderá durante os meses de junho e julho, com previsão mínima de 250 mil visitantes. O evento que está em sua terceira edição, além de ocupar os espaços nobres dos museus e centros culturais, também irá se espalhar por bares, restaurantes, cinemas e também pelas praças e ruas.
O FotoRio 2007 nasceu em 2003 com o objetivo de valorizar a fotografia como bem cultural e, para tanto, promover exposições, oficinas, mesas-redondas, palestras, leitura de portfólio, projeções e intervenções urbanas. Tradicionalmente o encontro ocorre durante todo o mês de junho.
- Este ano, excepcionalmente, estamos iniciando no dia 21 de maio com a exposição Instantâneos da felicidade no CCBB. A nossa programação se estende até agosto, fazendo do Rio de Janeiro um ponto de encontro e um pólo de reflexão e de debates em torno da fotografia -, disse Milton Guran, Coordenador Geral do FotoRio 2007.
O encontro é um movimento de fotógrafos que propõem exposições, palestras, produções e oficinas e outros eventos.
- Este sistema de trabalho faz com o FotoRio seja realmente um canal para a expressão da fotografia com bem cultural, perpassando as diferentes classes sociais e as diferentes perspectivas de expressão plástica e de apropriação cultural e social da fotografia como produto -, explicou.
O evento que entrou no calendário cultural do Rio de Janeiro será apresentado no Centro Cultural Banco do Brasil,Centro Cultural Correios, Espaço Cultural da Caixa Econômica, Museu Nacional de Belas Artes, Centro Cultural Justiça Federal, entre outros.
- O evento tornou-se uma referência para os fotógrafos no Brasil e no exterior -, disse Guran.
Todos os espaços culturais da Prefeitura do Rio estão programados exposições de fotografia até depois dos jogos Pan Americanos.
Atividades de rua
A coordenação do evento aposta no FotoRio Rua como o grande destaque deste ano. Ele vai acontecer logo a seguir da abertura das exposições do CC Correios, no dia 12 de junho.
O FotoRio 2007 contará com as exposições performáticas Sanduíche Visual, Foto Geladinha, Roubo sua alma e Devolvo por e-mail, além das projeções do grupo Discrepância, Assalto fotográfico, ImagEmovimento., entre outras atividades.
Algumas exposições
Instantâneos da felicidade, no CCBB, onde serão apresentados alguns dos mais importantes nomes da fotografia mundial do século da coleção da Maison Européenne de la Photographie, de Paris (curadoria de Jean-Luc Monterosso, diretor da MEP, e de Milton Guran). Esta exposição se completa com a mesa-redonda Instantâneo: o tempo infinito da fotografia, com participação dos curadores e da antropóloga Lygia Segala e do historiador Maurício Lissovski.
A participação latino-americana, principalmente a coletiva organizada por Joana Mazza para o CC Correios, mostra de fotografia e arte contemporânea com curadoria de Maria Iovino, coletiva boliviana e coletiva argentina.
Da Hungria vem uma coletiva especialmente produzida para o FotoRio, Paraíso Imaginário, em que a representação do Rio no imaginário da Europa do Leste foi o mote.
A presença do fotógrafo moçambicano Rui Assubuji que vai produzir, conjuntamente com Larissa Gabarra, um ensaio sobre Congada de Moçambique no Triângulo Mineiro especialmente para o CCJF.
Encontro Internacional de Fotografia começa hoje no RJ
A cidade do Rio de Janeiro estará tomada, a partir desta segunda-feira, de imagens histórias e emocionantes. O FotoRio 2007 - Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro - se estenderá durante os meses de junho e julho, com previsão mínima de 250 mil visitantes. O evento que está em sua terceira edição, além de ocupar os espaços nobres dos museus e centros culturais, também irá se espalhar por bares, restaurantes, cinemas e também pelas praças e ruas. (Leia Mais)
Segunda, 21 de Maio de 2007 às 20:18, por: CdB