As ações do banco Northern Rock, um dos principais credores de hipotecas na Grã-Bretanha, caíram 23% depois que o Banco da Inglaterra (o banco central inglês) colocou à disposição da empresa um fundo de emergência, na manhã desta sexta-feira. Especialistas, no entanto, afirmam que o Northern Bank (com ativos de 113 bilhões de libras, o equivalente a R$ 437 bi) não corre o risco de quebrar.
O banco tem tido dificuldades em encontrar recursos para financiar seus empréstimos de hipoteca desde a recente crise de crédito nos Estados Unidos. As ações de outros bancos britânicos também caíram, mas em menor grau. A notícia levou muitos clientes às agências do Northern Rock, preocupados com o destino de seus depósitos.
O Northern Rock anunciou que seus lucros para 2007 serão afetados, mas ele pretende continuar pagando seus compriomissos. Diferente da maioria dos bancos, que obtêm seus recursos através dos depósitos de clientes, o Northern Rock foi construído em cima das hipotecas que empresta. O banco obtém seus recursos com empréstimos de outros bancos e instituições financeiras.
Ministro da Fazenda, Alistair Darling disse que "o problema aqui é que há um monte de dinheiro no sistema, mas eles (os bancos) estão relutantes em emprestar um ao outro neste momento".
- Para criar um sistema bancário estável, o Banco da Inglaterra entra em campo e disponibiliza recursos para o Northern Bank. O Northern Rock pode utilizá-los quando precisar, mas isso significa que ele pode continuar operando, os correntistas podem usar suas contas normalmente, eles continuam a pagar suas hipotecas normalmente, e o banco poderá continuar seus negócios - disse Darling.
Segundo a chefe-executiva da Associação Britânica de Bancos, Angela Knight, os investidores não precisam ficar preocupados.
- Eu acho que qualquer um que tenha uma conta ou uma hipoteca com o Northern Rock ... pode ficar ficar absolutamente tranqüilo pois seu dinheiro está a salvo e aqueles devedores saibam que contrataram empréstimo de uma sólida instituição financeira - afirmou.
Apesar da tentativa de acalmar o mercado, as filas se formaram em várias agências do Northern Rock ,nesta sexta-feira de manhã. Muitos faziam a retirada integral de seus depósitos enquanto outros se viam satisfeitos com as medidas de garantia tomadas pela instituição.
- Eu mandei minhas economias para outro banco. Você leu a manchete no jornal, 'Northern Rock, pede SOS', se você tem dinheiro lá, o que você faria? - disse a jornalistas John Duncan, de 51 anos, após deixar uma agência bancária.
Filas de correntistas se formavam do lado de fora das agências enquanto caixas do banco tentavam acalmar os clientes.
- Nosso dinheiro está bem, eles disseram, então vamos acreditar na palavra deles. Estamos apenas nervosos. Não sabemos o que está acontecendo. Esperamos apenas que tudo se acalme - ponderou Robert Butler, que trabalha em uma companhia de manutenção.
A página da Northern Rock também foi engarrafado por acessos, sem condições para atender a todos que tentavam retirar seus recursos online.