Rio de Janeiro, 27 de Outubro de 2026

Empresas abusam da confiança e levam o prêmio <i>Mau Produto</i>

Quarta, 31 de Outubro de 2007 às 10:57, por: CdB
Coca-Cola, Kelloggs, Mattel e Takeda Pharmaceuticals, todas empresas de nível mundial, foram as vencedoras do prêmio Mau Produto, oferecido pela organização mundial de consumidores Consumers International.

Segundo a organização, o prêmio foi criado para que as empresas que "descumprem com suas responsabilidades e abusam da confiança do consumidor por serem conhecidas internacionalmente, levem a sério sua responsabilidade social".
 
A Coca-Cola recebeu o reconhecimento por continuar vendendo sua marca de água engarrafada Dasani, apesar de saber que seu conteúdo provêem de água comum e corrente do canal; enquanto a Kellogg’s foi premiada por destinar seus produtos às crianças mesmo sabendo que esses contêm altos níveis de açúcar e sal que deterioram a saúde e o crescimento dos meninos e meninas.
 
O maior fabricante de brinquedos no mundo, a Mattel, recebeu o prêmio porque não se responsabilizou pelos 21 milhões de brinquedos que retirou do mercado por estarem contaminados com altos níveis de chumbo.

A Takeda Pharmaceuticals, maior companhia farmacêutica do Japão, teve "reconhecida" sua capacidade por "tirar proveito das regulamentações estadunidenses, ao anunciar pílulas para dormir dirigidas a crianças, embora conheça os perigos do uso pediátrico do medicamento", disseram os entregadores do prêmio Mau Produto.

Tags:
Edições digital e impressa