Rio de Janeiro, 19 de Agosto de 2026

Empresários pedem mudanças no texto da reforma tributária

Sexta, 10 de Outubro de 2003 às 09:08, por: CdB

Os empresários que estão participando de audiência pública, no Senado, pediram mudanças no texto da reforma tributária aprovada pela Câmara dos Deputados. De acordo com o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Armando de Queiroz Monteiro Neto, é preciso corrigir distorções que permitam o aumento de carga tributária. O empresário ressaltou que o discurso apresentado pelo governo de que não há intenção de aumentar os tributos é um discurso que já existe no país há mais de 10 anos. No entanto, a carga tributária, segundo ele, está no teto. "Se insistirmos nesse modelo que consagra a idéia de que os gastos públicos podem se expandir de forma incontrolável, se tirar sempre esse recurso de aumentar a carga tributária, estaremos fazendo um pacto com a estagnação que é o que o Brasil tem feito há 10 anos", disse.

Para o empresário, o Senado precisa criar instrumentos para desonerar os investimentos e mudar a sistemática atual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). "É preciso pensar a reforma para a economia e não como um instrumento de repartição fiscal entre os entes públicos", disse. Segundo ele, a proposta aprovada na Câmara, dando ao Conselho Nacional de Política Fazendária a prerrogativa de classificar os produtos dentro de um grupo de alíquotas, pode possibilitar que as alíquotas sejam classificadas sempre no maior teto.

De acordo com o presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil, Antônio Ernesto de Salvo, hoje os alimentos são taxados com insumos em 2,7%. Se houver um aumento para 12%, este será repassado ao consumidor. "Esse risco existe porque a reforma prevê cinco alíquotas, a primeira delas, de 4% ao mês, só vai beneficar cestas de alimentos e medicamentos", destacou.

Jorge Guerdau, da Ação Empresarial, concorda que é preciso estabelecer um teto de carga tributária. Segundo ele, o texto atual da reforma apenas consolida erros de carga tributária que estão ocorrendo no país há mais de dez anos. A audiência pública com os empresários está sendo realizada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado.

Tags:
Edições digital e impressa