A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, formalizou nesta sexta-feira a contratação da empresa para o monitoramento independente de risco em bueiros na cidade. O objetivo é enfrentar as recorrentes explosões de bueiros em vias da cidade.
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, formalizou nesta sexta-feira a contratação da empresa para o monitoramento independente de risco em bueiros na cidade. A Concremat foi selecionada para a realizar o trabalho que prevê a inspeção de 10.000 bueiros por mês.
A contratação, em caráter emergencial, por seis meses, é uma iniciativa do acordo de cooperação entre a Prefeitura do Rio, Governo do Estado do Rio, Ministério Público e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ) e tem por objetivo enfrentar as recorrentes explosões de bueiros em vias da cidade. O contrato no valor de R$ 4,242 milhões será custeado pela Prefeitura.
As 12 equipes, que trabalharão em turnos diurno e noturno, estarão nas ruas a partir da próxima quinta-feira (11). Até lá, serão elaborados o planejamento operacional e a interligação de dados com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio. Serão realizados por mês 10.000 monitoramentos em Caixas de Inspeção (CI) e Câmaras Transformadoras (CT).
O monitoramento de risco deverá ser feito com detectores de gás (explosímetros), com leitura direta, para verificar a presença de gases inflamáveis e explosivos. Além disso, as equipes técnicas vão realizar varredura com apoio de um termovisor para verificar a existência de temperaturas acima do recomendado nas instalações elétricas.
Nos casos onde as inspeções comprovarem a presença de gases na faixa de risco de explosão, a empresa deverá informar imediatamente o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, as empresas concessionárias e respectivas agências reguladoras, o CREA-RJ e o Ministério Público. O trabalho será feito prioritariamente em áreas já apontadas como de maior risco de ocorrência de acidentes como Centro, Copacabana, Botafogo, Laranjeiras, Flamengo e Tijuca.
Será elaborado relatório semanal, a ser enviado à Prefeitura do Rio, sobre as condições encontradas nos bueiros. Os casos de anormalidades serao informados diariamente.
– A Prefeitura do Rio agirá de maneira proativa com o objetivo de proteger a população e o patrimônio público de riscos de explosões em bueiros. Além disso, exigimos das concessionárias e de suas agências reguladoras providências urgentes para solucionar essa questão em definitivo –, afirmou o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio.
Outro acidente com bueiro
A tampa de um bueiro atingiu um veículo na manhã desta sexta-feira que passava pela Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, na Zona Sul do Rio. A tampa levantou e atingiu o tanque de combustível depois que o veículo passou por cima do bueiro.
Houve vazamento do líquido pela pista. Ninguém ficou ferido. O Centro de Operações informou que o bueiro é de águas pluviais. O trecho na altura do número 802 foi fechado para a limpeza da via.
Tags:
Relacionados
Edições digital e impressa
Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.