Rio de Janeiro, 12 de Agosto de 2026

Empresa responsável por usina no Japão jogará mais de 11 mil toneladas de água contaminada no mar

Segunda, 04 de Abril de 2011 às 01:35, por: CdB

Da Agência Lusa

Brasília -  A empresa Tokyo Electric Power (Tepco), que administra a Usina Nuclear de  Fukushima Daiichi, no Japão, informou hoje (4) que serão jogadas ao mar mais de 11 mil toneladas de água radioativa que se acumularam nas instalações danificadas. O porta-voz da Tepco, Yukio Edano, afirmou que a água apresenta fracos níveis de radioatividade.

“Nós não tínhamos outra escolha a não ser jogar essa água contaminada no oceano como medida de segurança”, afirmou o porta-voz. Segundo ele, aproximadamente 10 mil toneladas de água acumulada e mais 1,5 mil toneladas que estão nos reatores 5 e 6 serão lançadas no Oceano Pacífico.

A ameaça de contaminação no Japão em decorrência dos vazamentos nucleares preocupa a comunidade internacional. Representantes de vários países se reúnem hoje (4) em Viena, na Áustria, para discutir o assunto.

Os debates, organizados pela Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), irão até o próximo dia 14. A ideia é concentrar as discussões na Convenção sobre Segurança Nuclear, que surgiu em consequência dos acidentes de Chernobyl e da Ilha Three Mile, nos Estados Unidos.

A convenção obriga os países que ratificaram o documento apresentar, a cada três anos, relatórios detalhados sobre a segurança nuclear de suas usinas. Depois das explosões e vazamentos ocorridos no Japão, em decorrência do terremoto seguido de tsunami no último dia 11, o governo japonês tem prestado informações com frequência à Aiea.

Internacionaljapãomarusinaágua contaminada» Leia também:

Empresa encontra rachadura que faz radioatividade vazar para o mar em usina do Japão

Anvisa fixa critérios para importação de matérias-primas e alimentos do Japão

Tags:
Edições digital e impressa