O sub-diretor da Vietsovpetro, a empresa conjunta entre Vietnã e Rússia, Tran Van Hoi, informou, nesta segunda-feira, que a empresa descobriu uma importante jazida de petróleo e gás no litoral sul do Vietnã.
- Segundo nossos cálculos iniciais, esta jazida tem uma enorme reserva de petróleo e gás - o subdiretor da companhia formada pela estatal PetroVietnam e a russa Zarubezneft.
A bolsa, descoberta na sexta-feira a 240 quilômetros do litoral de Vung Tao, pode produzir até 1.500 barris de petróleo diários, enquanto que o fluxo de gás natural poderia se situar em 1,1 milhão de metros cúbicos diários, acrescentou Hoi.
O executivo afirmou que entre 1974 e 1996 três companhias estrangeiras, entre elas a holandesa Shell, tentaram sem êxito detectar petróleo na jazida petrolífera denominado "Tien Ung" (Falcão).
O petróleo é o maior valor de exportação do Vietnã, que nos primeiros seis meses de 2004 vendeu combustível no valor de 11,7 bilhões de dólares.
Segundo os especialistas, Vietnã conta com reservas de 600 milhões de barris de petróleo que se espera aumentem com as novas explorações.
Além de "Tien Ung", há dez jazidas petrolíferas em funcionamento no Vietnã. Segundo PetroVietnam, no ano passado foram obtidas 20,4 bilhões de toneladas de petróleo e 6 bilhões de metros cúbicos de gás natural.
Empresa descobre jazida de petróleo e gás no Vietnã
Segunda, 25 de Abril de 2005 às 02:18, por: CdB