Rio de Janeiro, 14 de Janeiro de 2026

Empresa alemã planeja investir em biocombustível no Brasil

A Epuron, empresa de investimentos da Alemanha especializada em energia renovável, planeja construir unidades produtoras de biocombustíveis nos Estados Unidos e no Brasil, como parte de sua expansão internacional. (Leia mais)

Terça, 03 de Abril de 2007 às 09:47, por: CdB

A Epuron, empresa de investimentos da Alemanha especializada em energia renovável, planeja construir unidades produtoras de biocombustíveis nos Estados Unidos e no Brasil, como parte de sua expansão internacional. "Nos EUA, temos duas a três opções firmes de projetos com sócios", disse o gerente da companhia, Nikolaus Krane. Não está definido ainda se a instalação ficará perto de um centro de consumo ou da oferta de matéria-prima, o milho.

No Brasil, a unidade será construída numa região produtora de cana-de-açúcar "pelo fato de essa matéria-prima ser imbatível como insumo para o álcool", acrescentou ele. "Estamos avaliando atualmente três projetos com parceiros que já têm experiência no setor, assim como conhecimento de como a cana-de-açúcar é produzida e colhida."

O executivo não deu mais detalhes sobre os projetos. Disse que o tamanho dos investimentos provavelmente seria semelhante à unidade anunciada pela Epuron em fevereiro, que prevê uma planta de 130 milhões de euros para produzir 200 mil metros cúbicos de etanol/ano na Alemanha a partir de grãos.

Os parceiros da Epuron são a cooperativa agrícola alemã Agravis Raiffeisen, principal cerealista da região e que fornecerá a matéria-prima, e a MAN Ferrostaal, divisão do grupo manufatureiro alemão MAN, que dará suporte técnico ao empreendimento. A Epuron desenvolve, financia e opera projetos de energia renovável solar, eólica, agroenergética e térmica.

Os projetos financiados pela Epuron tiveram investimentos de mais de 550 milhões de euros. As participações nos projetos são geralmente vendidas a investidores institucionais. A companhia com sede em Hamburgo é subsidiária da alemã Conergy AG, uma produtora de equipamentos de energia solar e eólica.

A estratégia da Conergy é diversificar suas atividades. Ela pretende que em 2008, 50% de suas vendas não estejam relacionadas à energia solar e que 50% dessa receita seja obtida fora da Alemanha. Os projetos de álcool no Brasil e nos Estados Unidos estariam dentro dessa estratégia.

Krane acredita que a mistura de etanol a combustíveis fósseis poderá aumentar com a intensificação dos debates sobre o aquecimento global. O álcool parece ter melhores perspectivas que o biodiesel, que já tem uma grande produção em alguns países.

"Temos visto um crescimento considerável do interesse dos investidores institucionais em energia renovável, desde o recente debate sobre o aquecimento global", disse. Em 2006, a receita da Epuron foi de 267 milhões de euros, contra 139 milhões em 2005. O diretor planeja um crescimento das vendas este ano.

Tags:
Edições digital e impressa