Após registrar queda por três meses consecutivos e acumular 0,6% de recuo, o emprego na indústria voltou a crescer e fechou o mês de janeiro com expansão de 0,3%. Já em relação ao mesmo período de 2006, o emprego industrial cresceu 0,9% e registrou a maior taxa neste tipo de comparação desde julho de 2005.
Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para o economista da coordenação da indústria, André Luiz Macedo, o resultado de janeiro aponta uma estabilidade do emprego no setor.
- É uma avaliação positiva importante porque reverte três meses de recuo, porém a leitura ainda é de estabilidade no emprego industrial -, afirmou.
Na comparação entre os meses de janeiro dos dois anos, a pesquisa do IBGE aponta que houve um predomínio de resultados positivos tanto de locais como de setores. Nove dos 14 locais pesquisados e 10 dos 18 segmentos investigados apresentaram expansão.
O número de contratações foi maior nas indústrias de alimentos e bebidas (6,9%), produtos de metal (3,4%) e refino de petróleo e produção de álcool (14,1%). Já os setores que mais demitiram foram os de calçados e artigos de couro (-9,4%), vestuário (-5,9%) e borracha e plástico (-2,3%).
O emprego industrial apresentou taxas de crescimento mais relevantes em São Paulo (1,7%), na região Norte e Centro-Oeste (4,3%) e Nordeste (2,6%).
A folha de pagamento da indústria também abriu o ano em expansão. A renda do trabalhador do setor cresceu 9% em janeiro na passagem de um mês para o outro. De acordo com Macedo, no entanto, esse resultado deve ser relativizado, uma vez que recupera perdas observadas nos dois meses anteriores e é inchado por pagamentos extras típicos do mês.
Também houve expansão do poder de compra do trabalhador da indústria em relação ao mês de janeiro do ano passado. Nesta base de comparação, a folha cresceu 3,9% e acumula em 12 meses alta de 1,7%.
Emprego na indústria volta a crescer depois de três meses de queda
Sexta, 16 de Março de 2007 às 14:45, por: CdB