>
24/02/2011Embaixador da Líbia no Brasil acusa Al Qaeda de coordenar protestos contra Khadafi
Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Em pronunciamento à imprensa, o embaixador da Líbia no Brasil, Salem Ezubedi, acusou hoje (25) a Al Qaeda de comandar os protestos contra o governo de Muammar Khadafi. Segundo Ezubedi, a “participação de terroristas” motivou o governo líbio a repreender as manifestações.
De acordo com o embaixador, os terroristas roubaram armas com o objetivo de controlar os poços de petróleo do país e “invadir” a Europa. Segundo Ezubedi, eles usam a população como escudo humano. “Temos provas e informações de que a Al Qaeda deseja fundar um centro de mobilidade na região leste da Líbia para atacar a Europa”, afirmou.
Segundo o embaixador, diante da ameaça à unidade do país e às nações vizinhas e da tentativa de “transformar a Líbia em uma nação terrorista”, o governo líbio resolveu enfrentar a situação. “Sentimos muito pela perda de vítimas inocentes e contamos com eles como mártires perante Alá. Sentimos muito pela necessidade de usar a violência para enfrentar esses problemas desde o início”, disse. “Todo o país tem o direito de lidar contra quem apresenta ameaça para sua segurança e unidade”, acrescentou.
Ao falar sobre os brasileiros que estão na Líbia, Ezubedi afirmou que todos estão bem e retornarão ao país o mais breve possível. “Desejo tranquilizar sobre a saúde dos funcionários das empresas brasileiras”, disse.
O embaixador disse também que a situação na maior parte da Líbia é boa e negou que a tensão na cidade de Benghazi, segunda maior do país e onde ocorrem os conflitos mais violentos, seja grave como “está sendo divulgado na mídia tendenciosa”. “Para terem certeza, podem conversar com alguns brasileiros que retornaram.”
Salem Ezubedi disse ainda que não deixará o cargo. “Eu aqui represento meu país e considero meu trabalho uma responsabilidade e honra. O abandono do cumprimento da minha responsabilidade seria uma traição ao meu país”, disse.
Desde o início da crise na Líbia, dez embaixadores líbios deixaram seus postos. Eles chefiavam as missões nos Estados Unidos, Índia, China, Austrália, Bangladesh, Indonésia, Malásia e Polônia, além do representante na Liga Árabe e na Organização das Nações Unidas (ONU).
Edição: Lílian Beraldo
Leia também:
Filha de um dos brasileiros que serão resgatados na Líbia diz que grupo está mais tranquilo Navio para resgatar brasileiros que estão na Líbia deve chegar ainda hoje a Benghazi Países sul-americanos reagem à violência na Líbia e cobram providências Oposição aperta cerco contra Khadafi e se prepara para 'Batalha em Trípoli' Filha de Khadafi vai à rede estatal de televisão da Líbia para negar fuga do país Navio para resgatar brasileiros na Líbia já navega em direção à cidade de Benghasi Patriota está confiante no sucesso de resgate de brasileiros na Líbia Itamaraty negocia retirada de 183 brasileiros da Líbia; outros países estão fazendo o mesmo União Africana vai mandar missão de observação para a Líbia Conselho de Segurança da ONU cobra responsabilidade das autoridades líbias Conselho de Segurança da ONU condena violência na Líbia