O primeiro-secretário da embaixada do Brasil na China, Celso França, informou nesta segunda-feira que chega a 7 mil o número de mortos em decorrência do terremoto registrado na China. O tremor de terra ocorreu às 14h (3h da manhã no horário de Brasília).
Em entrevista Agência Brasil, França disse não haver registro de brasileiros mortos ou feridos pelo abalo. O epicentro do terremoto foi na província de Sinchuan, no sudoeste do país, onde não há comunidades de brasileiros.
– Nossa comunidade brasileira na China é divida basicamente em três regiões. Em Pequim há mais ou menos 400 brasileiros, entre estuantes e representantes de empresas. Em Xangai, que é o centro financeiro da China, são aproximadamente mil brasileiros. Em Cantão há também um núcleo de brasileiros ligado à indústria de calçados –, disse.
Segundo informações da Agência Lusa, o terremoto atingiu 7,8 graus na escala Richter, configurando-se como um dos piores dos últimos 30 anos no país. Milhares de pessoas foram retiradas de edifícios em várias cidades, incluindo a capital Pequim.
A agência também informa que o Gabinete Estatal de Sismos registrou a ocorrência de 44 réplicas do tremor - a mais forte com magnitude de 5,6 na escala Richter.
De acordo com o secretário da embaixada, Sinchuan é uma região turística bastante freqüentada por europeus.
– Ela está no início do platô do Tibet, onde não há uma presença estrangeira permanente, os que lá circulam são turistas. Já soubemos que há estrangeiros [entre os feridos] , mas a maioria de países europeus –, afirmou França
Segundo ele, há notícia de que uma escola foi soterrada em Sinchuan. Outra preocupação é com uma fábrica que usava material químico e também desabou. Há vazamento de amônia na região, o que dificulta as operações de resgate.
– Há um sentido de tristeza misturado com resignação. Os chineses estão habituados a ocorrências de desastres no local e pela densidade da população qualquer acidente gera um número expressivo de mortos. Por outro lado, é impressionante nessa hora a mobilização da população civil para ajudar nos resgates –, informou, acrescentando que a província é aproximadamente do tamanho de Minas Gerais e concentra uma população de 200 milhões.
França não acredita que o terremoto possa influenciar a mobilização do país em função das olimpíadas.
– A olimpíada tem o apoio da população chinesa, que de certa forma está acostumada com o sofrimento historicamente. Não vai afetar a moral da população, e eles vão continuar unidos pelas olimpíadas –, disse.
A embaixada do Brasil na China disponibilizou os seguintes telefones para informações: 86 1065322881, de 9h às 18h, e o celular para emergências 86 13717558262. A diferença entre os fuso-horários dos dois países é de 11 horas.
Embaixada diz que não há notícias de brasileiros entre as vítimas de terremoto
Segunda, 12 de Maio de 2008 às 10:49, por: CdB